Projeto ECOS PB
A Palestra “Histórias Incríveis”, sobre o método de criar narrativas conhecido como Storytelling, aconteceu na escola Antônia Rangel de Farias no dia 16 de abril, em João Pessoa, na Paraíba. Apresentada pelo cineasta Leandro Corinto, premiado no Brasil e exterior, foram realizadas duas sessões: na biblioteca no turno da manhã e no auditório no turno da tarde com a participação da vice diretora, de professores de diferentes disciplinas e dos alunos do segundo e terceiro ano. O evento contou com tradução em libras para ser acessível aos deficientes auditivos.
A palestra aborda o surgimento do método, explica todas as etapas necessárias para criar narrativas eficazes em roteiros, textos e redações. Trechos de filmes e curtas foram analisados com a plateia para melhor assimilação do conteúdo, assim como exemplos de sua aplicabilidade em sala de aula, ajudando alunos a produzir documentários, incentivando o uso do celular como câmera, e contribuindo para criatividade e elaboração de redações escolares e prova do ENEM.
Sobre Leandro Corinto
Cineasta, vive no Rio de Janeiro e realizou mais de 100 spots de Tv para agências de publicidade do mercado brasileiro e latino-americano. Já esteve no comando e criação de peças e campanhas para Tv e Web exibidas na Argentina, Colômbia e Venezuela. Em Tv, comandou três temporadas do “Socorro! Meu Filho Come Mal”, o “Cozinha Colorida da Kapim” e o “Socorro! Meus Pais Comem Mal”, exibidos pelo GNT. Também assinou a direção do “Na Hora do Intervalo para o MSW”. Sua experiência no audiovisual conta com a expertise em vários gêneros e narrativas, como ficção, documentário e reality Tv.
A Visita, curta que escreveu e dirigiu, foi vencedor de 23 prêmios e exibido em vários países, como Portugal, Índia, Inglaterra, Peru e Tibet.. A Hora, outro curta dirigido por Corinto, recebeu prêmios de melhor curta, ator, trilha e roteiro em festivais nacionais e internacionais. Hoje, também dá treinamentos e workshops de storytelling.
Kommentare