top of page


ESPORTES

​Há mais de uma década proporcionamos inclusão social e cidadania por meio de atividades esportivas em diversas cidades, com parcerias entre a sociedade civil e os governos municipais, estaduais e federal.

A Ecos – Espaço, Cidadania e Oportunidades Sociais – é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, de natureza filantrópica. Nossa instituição surgiu, em 1997, da união de profissionais de diversos segmentos da sociedade.

Conheça nossos projetos esportivos

Rio em Forma, projeto implantado pela Prefeitura do Rio, instalou de maneira ramificada unidades esportivas, culturais e recreativas em áreas públicas da cidade. Ao todo mais de 16 mil pessoas foram beneficiadas com o programa que funcionava no contra turno escolar, em dias alternados. A ECOS oferecia aulas de futebol, vôlei, basquete, lutas, danças e Tai Chi Chuan Chuan. O segundo contrato vigora desde 2021.

Esporte RJ - vinculado à Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude do Rio de Janeiro. Foram 22 núcleos com atividades desportivas no estado administrados pela Ecos, de 2016 a 2019, incluindo interior, regiões dos Lagos e Metropolitana. Aulas de Wrestling, Jiujitsu, Futebol, Futsal, Judô, Karatê, Muay thay, Basquete, Volêi, Ginástica Artística, Ballet e danças foram oferecidas gratuitamente a cidadãos de todas as idades, promovendo a inclusão de pessoas com deficiência.

Confira o depoimento de nossas equipes e alunos.

O Projeto piloto “Tô de Boa”, em parceria com o Programa das Nações Unidas (PNUD), em 2022, tem como finalidade prevenir a inserção de adolescentes e jovens no tráfico de drogas, nas comunidades do Chapadão e Pedreira. O Projeto baseia-se na realização de transferência de renda no valor de R$ 500 para 200 jovens selecionados, durante 10 meses. Além da bolsa auxílio, os adolescentes e jovens selecionados participarão de oficinas diárias, no contraturno escolar:“Esporte”; “Arte e Cultura” e “Mundo do Trabalho"

Saiba mais

O Parque das Vizinhanças, mais conhecido como Piscinão de Ramos, está sob gestão da ECOS desde 2019, com contrato de administração firmado com a Prefeitura do Rio até 31/10/2023. 

Assista ao vídeo e confira todas as atividades oferecidas no local, que atende crianças, jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiência.

As Vilas Olímpicas, implantadas pela Prefeitura do Rio, surgiram antes dos Jogos Olímpicos de 2016 e servem como incentivo à prática esportiva para todas as idades. As unidades estão em diferentes bairros cariocas.

 

A ECOS fez a gestão de três equipamentos:

- Miécimo da Silva, em Campo Grande, de 2014 a 2016;
-
V. O. Oscar Schmidt, em Santa Cruz, de 2016 a 2017;

- V.O. Arthur da távola, em Vila Isabel, de 2019 a 2023.

Complexo Esportivo do Barreto - vinculado à Prefeitura de Niterói. Inaugurado em 2018, sob gestão da ECOS, o espaço se tornou referência em equipamento esportivo na cidade: Campo de futebol de grama sintética, arena para prática de artes marciais e quadra poliesportiva, que pode ser usada para vôlei, futsal e handebol. A piscina tem sistema se aquecimento para aulas de natação e hidroginástica.

As atividades foram interrompidas no período da pandemia, mas continuaram sendo oferecidas online, com a participação dos professores de educação física.

Esporte e Cidadania para Todos - lançado em 2017 pelo Ministério dos Esportes, em parceria com a Universidade Federal Fluminense. As atividades foram direcionadas a crianças e jovens, de 6 a 21 anos, em situação de vulnerabilidade social e aos jovens que cumpram medidas socioeducativas nas Unidades de Internação do Estado do Rio de Janeiro. A ECOS administrou 156 núcleos educativos, com equipes multidisciplinares formadas por coordenadores, psicólogos, assistentes sociais, monitores e professores de educação física e artes marciais.

A ECOS FAZ ACONTECER

bottom of page