SOBRE NÓS
A ECOS – Espaço, Cidadania e Oportunidades Sociais – é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, de natureza filantrópica. A OSC surgiu, em 1997, no Rio de Janeiro, com a união de profissionais de diversos segmentos que, há mais de 20 anos, identificaram questões centrais para promoção de cidadania, valores e perspectivas, por meio de ações sociais, em regiões com desvantagens socioeconômicas. Os projetos sob gestão da ECOS se expandiram beneficiando um enorme número de pessoas, que aumenta a cada dia.
​
Em 2017, cerca de 4.000 colaboradores diretos da organização atuaram durante quase quatro anos em mais de 350 escolas estaduais da Paraíba, desde a capital ao agreste e sertão nordestinos: Merendeiras, inspetores, cuidadores de pessoas com deficiência (PCD), secretárias, assistentes gerais e muitos outros contribuíram para a formação e rotina desses alunos da rede pública.
​
Nossa missão é promover cidadania e gerar oportunidades, numa perspectiva de responsabilidade compartilhada, com ações concretas e benefícios imediatos à população mais carente como mulheres, idosos, crianças, PCD ou em situação de vulnerabilidade social.
Os cidadãos beneficiadas são incentivados a transmitir valores e aprendizados a familiares, amigos e toda comunidade: formando uma rede de transformações, somando um mais um, tornamos uma nação mais justa e solidária. A proposta é expandir nossa capacidade de gestão a diversos estados do Brasil, transformando indivíduos e comunidades. Somamos quase 25 anos de experiência em execução de projetos.
​
MISSÃO
Promover cidadania e gerar oportunidades, numa perspectiva de responsabilidade compartilhada, com ações concretas e benefícios imediatos à população em situação de vulnerabilidade social.
VISÃO
Ampliar a rede de parceiros para desenvolver em toda a nação programas de incentivo à educação, cultura, esporte, lazer e ações socioassistenciais, com foco na sustentabilidade, inclusão e garantia de direitos.
VALORES
Respeito | Transparência | Conhecimento |
Igualdade | Solidariedade | Determinação
DEVERES DOS CIDADÃOS
​
​
-
Votar para escolher nossos governantes;
​
-
Cumprir as leis;
​
-
Respeitar os direitos sociais de outras pessoas;
​
-
Educar e proteger nossos semelhantes;
​
-
Proteger a natureza;
​
-
Proteger o patrimônio público e social do País;
​
-
Colaborar com as autoridades.
​
Fonte: Portal do Planalto
A Constituição de 1988 reserva cinco capítulos aos direitos fundamentais, individuais e coletivos, dos cidadãos
DIREITOS DOS CIDADÃOS
​
-
Homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações;
​
-
Saúde, educação, moradia, trabalho, previdência social, proteção à maternidade e à infância, assistência aos desamparados, segurança, lazer, vestuário, alimentação e transporte são direitos dos cidadãos;
​
-
Ninguém é obrigado a fazer nada senão em virtude de lei;
​
-
Ninguém deve ser submetido à tortura nem a tratamento desumano;
​
-
A manifestação do pensamento é livre, sendo vedado o anonimato;
​
-
A liberdade de consciência e de crença é inviolável: assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias.
​