top of page

Arte e Cultura transformam a vida de jovens de comunidades do Rio

Jovens de 14 a 21 anos, moradores de comunidades no Rio de Janeiro, vão receber dia 19 de dezembro o Certificado de Conclusão do projeto "Na Visão dos Crias", que oferece oficinas gratuitas de Teatro, Podcast, Produção Audiovisual e Processos Artísticos. A iniciava da ECOS, em parceria com o Ministério da Cultura, por meio da Rede Nacional de Escolas Livres de Formação em Arte e Cultura, ofereceu oportunidades de capacitação e inserção social aos participantes que estavam em situação de vulnerabilidade social. Os alunos, enquanto se preparavam para o mercado de trabalho, receberam uma bolsa-auxílio, o que também contribuiu para o engajamento da turma.

Daniela Elizabete - Aluna do projet
"A importância dos cursos é aprimorar nossos conhecimentos, porque quanto mais conhecimento a gente adquirir, mais a gente consegue alavancar a nossa carreira. A bolsa auxilio nos ajuda bastante inclusive a se locomover para chegar até o curso", diz a aluna do projeto Daniela Elizabete.

Segundo o aluno Luan Alexandre, muitos sonhos foram recriados com base nos cursos, como por exemplo a oficina PodCRIA, que são aulas dedicadas ao universo dos podcasts, permitindo aos jovens desenvolverem habilidades de comunicação e contar suas próprias histórias de forma criativa. "Essa oportunidade ajuda a gente criar a nossa mentalidade", disse Luan, que visitou o Pão de Açúcar, durante um passeio do projeto.


Os jovens também participam de outros visitas a pontos turísticos e culturais da cidade, como o Museu do Amanhã e o Museu de Arte do Rio, vivenciando espaços e experiências muitas vezes incomuns ao cotidiano dos alunos. O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), em parceria com a ECOS, garantiu o acompanhamento socioassistencial dos participantes, com o objetivo de promover inclusão e oferecer alternativas positivas para o desenvolvimento pessoal deles.


De acordo com a coordenadora do projeto, Eliane Lima, as oficinas criam um ambiente de aprendizado e transformação que impacta positivamente a vida dos jovens beneficiados e também em seus territórios. "Essas vivências ampliam a visão de mundo deles e ajudam a fortalecer o vínculo com a comunidade, ao mesmo tempo em que lhes proporcionam uma formação que vai além do aspecto técnico", explica. 


As aulas, realizadas no Centro Social ECOS Taquara e na Arena Carioca Jovelina Pérola Negra,  incentivaram uma produção artística diversificada, com alunos criando peças de teatro, filmes, documentários, entre outras expressões culturais, que abordaram suas próprias histórias e realidades das comunidade atendidas pelo projeto como Cidade de Deus, Chapadão e Pedreira, localizados nos bairros da Pavuna e Jacarepaguá.



O “Na Visão dos Crias” é financiado pelo Programa Olhos D’Água, do MinC, através do Termo de Fomento nº 949456/2023. O projeto integra esforços para descentralizar a oferta de formação artística e cultural no Brasil e promover a diversidade cultural, sendo executado pela organização da sociedade civil Espaço, Cidadania e Oportunidades Sociais (ECOS), que conta com mais de 25 anos de experiência na promoção de cidadania e perspectivas, por meio de ações sociais, em regiões com desvantagens socioeconômicas do Brasil. 

21 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page