top of page

Centro Social da ECOS acolhe mulheres com qualificação profissional

  • Foto do escritor: Treinamento Virtual
    Treinamento Virtual
  • 2 de out.
  • 2 min de leitura

O Centro Social da ECOS busca acolher mulheres, a partir de 16 anos de idade, em situação de violência por meio do projeto Ecoando Oportunidades, que oferece capacitação profissional em Trança e Penteado Afro. A iniciativa visa proporcionar o ensino de habilidades práticas e promover a geração renda, autonomia financeira e valorização da cultura negra através da disseminação da histórica e identidade do público atendido, valorizando a beleza brasileira. Este curso é desenvolvido em parceria com a Secretaria Nacional de Política sobre Drogas e Gestão de Ativos (SENAD) e o Programa das Nações Unidas em Desenvolvimento (PNUD).


ree

O projeto nasce da necessidade de oferecer suporte integral a 30 (trinta) mulheres em situação de vulnerabilidade social ou que residem em territórios impactados pela violência, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. O suporte vai além das aulas, assistentes sociais, psicólogos e pedagogos da ECOS promovem rodas de conversas com as alunas, acolhendo e oferecendo uma escuta qualificada. O atendimento psicossocial faz acompanhamento individual e em grupo, com o intuito de fortalecer o bem-estar emocional e realizar encaminhamentos para a rede de serviço socioassistencial da região.


A abordagem metodológica é baseada no diálogo e na troca de experiências, visando a construção do conhecimento, a inclusão, a expressão, interação entre os participantes e uma rede de apoio entre as participantes. Entre os temas debatidos estão: Violência e Lei Maria da Penha; Saúde mental e uso prejudicial de álcool e outras drogas; Violência de gênero; Feminicídio de mulheres negras; o movimento negro feminista; Educação antirracista e de gênero; Empreendedorismo de mulheres negras; e Formalização no mercado de trabalho.


Sobre o Curso de Trança e Penteado Afro

ree

As atividades são gratuitas. As aulas têm a duração de 3 horas e são realizadas às quartas e sextas-feiras por profissionais qualificados, de forma presencial, no Centro Social da ECOS, localizado no bairro da Taquara, em Jacarepaguá. Para participar, basta preencher o formulário disponível no site da ECOS www.treinamentos.org/penteado-afro


As mulheres inscritas vão passar por um processo seletivo e os critérios são: Ter 16 anos ou mais, ser mulher cis ou trans, ser residentes da Cidade de Deus e comunidades adjacentes como Gardênia Azul, Rio das Pedras, Terreirão, Floresta da Barra, Muzema, Vila Autódromo, Curicica e Tijuquinha. A prioridade será  para mulheres declaradas negras. As vagas são limitadas.


Esta iniciativa refere-se ao Projeto “BRA/15/009.

Comentários


ESPAÇO, CIDADANIA E OPORTUNIDADES SOCIAIS

CNPJ: 02.539.959/0001-25

Sede: Av. das Américas, 8.445 – Sala 1218 – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro – RJ

Tel / Whatsapp: (21) 2517-3314

  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook
bottom of page