top of page

Programa de Aprendizagem ECOS: Alternativas e perspectivas para os jovens

Atualizado: 15 de out. de 2023

A ECOS possui habilitação para desenvolver a formação técnica-profissional, assim como para fazer a contratação indireta de jovens, assumindo a condição de empregadora. O Programa de Aprendizagem ECOS contempla paralelamente as etapas de: Formação teórica, prática e acompanhamento profissional dos aprendizes juntamente às empresas. Em busca de novos conhecimentos para a equipe responsável por executar o programa, a coordenadora Luciana Vieira e a psicóloga Natália Benac, participaram do VII Seminário de Aprendizagem Profissional: Alternativas e Perspectivas para as Juventudes, realizado no dia 04 de outubro de 2023, na Academia Brasileira de Letras, no Centro do Rio de Janeiro.

CIEE promove Seminário de Aprendizagem Profissional: palestrante Diogo Bonioli, psicólogo.

O Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE foi o promotor do encontro. O principal painel de debates foi sobre: A saúde mental de adolescentes e jovens trabalhadores, tendo como palestrante o psicólogo Diogo Bonioli.

A coordenadora do Programa de Aprendizagem ECOS, Luciana Vieira, e a psicóloga da equipe, Natália Benac.

"É sempre relevante enquanto instituição formadora de jovens aprendizes, estarmos participando destes encontros e adquirindo novos conceitos. Formamos pessoas para se tornarem profissionais qualificados e preparados para transformar de forma positiva o seu ambiente de trabalho. A Lei da Aprendizagem (nº 10.097/2000) determina que empresas, de médio e grande porte, contratem aprendizes equivalentes ao mínimo de 5% e máximo de 15% do seu quadro de funcionários: em funções que demandem formação profissional", explica a coordenadora da ECOS Luciana Vieira.


A ECOS, desde 2001, firma convênios de qualificação profissional com instituições públicas e privadas para a realização de cursos como: auxiliar administrativo, cabeleireiro, depilação, mobilizador social, entre outros. Em 2015, nossa organização social teve a 1ª habilitação como entidade formadora na área de aprendizagem profissional, contribuindo efetivamente com a empregabilidade e geração de renda de adolescentes e jovens no Rio de Janeiro.

Público durante o VII Seminário de Aprendizagem Profissional: Alternativas e Perspectivas para as Juventudes

COMO CONTRATAR UM JOVEM APRENDIZ?


A ECOS realiza a formação no Arco Ocupacional Administrativo inscrito no Cadastro Nacional de Aprendizagem Profissional (CNAP - Nº 7305). Para uma empresa efetivar uma contratação de um aprendiz por meio da ECOS, é preciso registrar nos documentos trabalhistas dos jovens a razão social, o endereço e o número de inscrição no CNPJ do estabelecimento responsável pelo cumprimento da cota, de acordo com a lei da aprendizagem.


A Instituição Espaço, Cidadania e Oportunidades Sociais – ECOS é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, de natureza filantrópica, que surgiu da união de profissionais que atuam em diversos segmentos da sociedade. Desde 1997, buscamos ampliar as oportunidades das pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social, por meio de projetos sociais e desenvolvimento de ações concretas, que revertam em benefícios imediatos para esses cidadãos.


Como efetivar a contratação de um jovem aprendiz pela ECOS?

A ECOS tem habilitação para desenvolver formações nos seguintes cursos: Administração- Nº 7305, Assistente de Vendas- Nº 51277, Bancário- Nº 48573 e Desporto- Nº 48564.

Para mais informações sobre o Programa de Aprendizagem ECOS:

Telefones:

(021) 97940-4433

(021) 99944-5995

(021) 2517-3314

Emails:

lucianavieira@ecos.org.br

48 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page